Disciplina Curricular
Prevenção da Doença Cardiovascular PDC
Mestrado Bolonha em Reabilitação Cardiovascular - 1_Despacho n.º 8316/2018
Contextos
Grupo: 1_Despacho n.º 8316/2018 > 2º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
10.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Promover a formação especializada no âmbito da prevenção em doentes cardiovasculares, desenvolvendo as seguintes competências: Dominar o modelo conceptual de metodologia de treino e prescrição do exercício; Interpretar os relatórios de avaliação clínica e ergométrica; Avaliar a capacidade funcional dos doentes; Entender a prescrição de exercício na prática clínica e dos protocolos de treino em doentes cardiovasculares; Seleccionar a modalidade de exercício físico; Efetuar o controlo das variáveis hemodinâmicas durante a prática de exercício, em segurança; Aconselhar corretamente a atividade física durante e após os programas de reabilitação cardíaca; Saber realizar e interpretar provas de esforço convencionais com autonomia; Compreender a fisiopatologia cardiorrespiratória e interpretar provas cardiorrespiratórias.
Programa
Doença coronária e Doença cerebrovascular – epidemiologia, etiologia, patologia e clínica. - Aterosclerose – Mecanismos e fisiopatologia. Imagem da placa aterosclerótica. - factores de Risco de Doença cardiovascular – modificáveis e não modificáveis. Hipertensão arterial, dislipidemia, tabagismo, diabetes, sedentarismo, obesidade. factores genéticos. factores de Risco não clássicos. - Estimativa de Risco cardiovascular – scores. - Controlo de factores de risco. Terapêutica fa rmacológica – Estatinas, anti-hipertensivos, anti-diabéticos, antiagregantes, anticoagulantes. Terapêutica não farmacológica – modificação do estilo de vida, dieta, exercício, técnicas anti-stress. - Recomendações eu ropeias para a prevenção cardiovascular. - Implementação da prevenção cardiovascular. Barreiras e limi tações. - Estratégias de prevenção da Doença coronária e cerebrovascular. - prevenção como componente da reabilitação cardiaca. - Realidade nacional e europeia da prevenção cardiovasc ular.
Métodos de ensino e avaliação
A unidade curricular privilegiará o trabalho em pequenos grupos. Os conceitos serão apresentados pelos docentes mas os alunos serão convidados a utilizá-los na prática na resolução de exercícios ou na produção de materiais de comunicação. O papel do docente será apoiar e guiar os alunos de uma forma essencialmente tutorial baseada no contacto direto entre o docente e discentes. A metodologia de “brainstorming” será utilizada tirando partido da expectável diversidade de formação de base dos alunos e procurando estimular a sua participação. Este tipo de metodologia permitirá desenvolver a capacidade de trabalho em equipa, melhorar a com unicação interpessoal e outras “softskills”. A avaliação será contínua e em et apas através de um trabalho escrito e de trabalho de grupo. O primeiro cursará sobre os temas lecionados envolvendo aspetos mais teóricos enquanto o segundo envolve a integração e utilização dos conhecimentos adquiridos.