Disciplina Curricular
Avaliação e Intervenção Psicológica e Psiquiátrica AIPP
Mestrado Bolonha em Reabilitação Cardiovascular - 1_Despacho n.º 8316/2018
Contextos
Grupo: 1_Despacho n.º 8316/2018 > 2º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Identificar fatores de risco psicossociais na Doença Cardiovascular (DCV) Avaliar o estado mental e a qualidade de vida dos doentes com DCV Identificar fatores de resistência da adesão e promover atitudes adeq uadas Conhecer modalidades de intervenção psicológica/psiquiátrica Saber facilitar a mudança comportamental Saber disponibilizar estratégias de gestão de stress Integrar critérios de referenciação devidamente informados
Programa
Fatores psicológicos “cardiot óxicos” associados à DCV – Personalidade, coping, regulação emocional, reatividade ao stress e psicopatologia. DCV e perturbações psiq uiátricas – Comorbilidades e diagnóstico precoce. Depressão, ansiedade e DCV - Mecanismos psicobiológicos, etiopatogenia, clínica. Alterações neurocognitivas, demências e DCV. Triagem e orientação dos doentes com DCV e Pert. psicológicas/psiquiátricas. Instr. de avaliação. Modalidades da intervenção psiquiátrica/psicológica na DCV – fase aguda, ambulatório precoce e m anutenção. Prevenção e controlo dos fatores de risco na DCV, adesão à terapêutica, alterações do estilo de vida e Qualidade de Vida. Terapias não farmacológicas da doença psiquiátrica na DCV – T. cognitivo-comportamentais, técnicas de relaxamento e outras. Terapêutica farmacológica da doença psiquiátrica na DCV – Interações medicamentosas. Efeitos secundários. Protocolo de a valiação e inter/ psiq/psi/ numa perspetiva multidisciplinar da reabilitação na DCV.
Métodos de ensino e avaliação
As metodologias utilizadas permitem atingir os objetivos propostos através da participação ativa dos alunos, formulando questões e refletindo acerca das matérias teóricas e de casos práticos. Fomentando a pesquisa acerca de cada um dos temas e a elaboração individual ou de grupo, de subtemas propostos, espera-se contribuir para uma integração de conhecimentos e estimular a investigação nesta área. Espera-se igualmente que o reflexo na clínica seja obtido através da análise e discussão de casos e da aprendizagem ativa de estratégias que promovem um desempenho adequado em diferentes contextos clínicos.