Disciplina Curricular
Exercício em Doença Cardiovascular EDCar
Mestrado Bolonha em Reabilitação Cardiovascular - 1_Despacho n.º 8316/2018
Contextos
Grupo: 1_Despacho n.º 8316/2018 > 2º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
10.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Formação especializada no âmbito da ativid/ física e do exercício físico para pessoas com doença cardiova scular desenvol/ as seguintes competências:Dominar o modelo conceptual de metodologia de treino e prescrição do exercício;Interpretar os relatórios de avali/ clínica, e de aptidão física utilizando a inform/ para a prescrição do exercício e efetuar a seleção dos serviços adequados ao estatuto clínico do doente cardíaco para prática do exercício físico; Efetuar avali/ física funcional;Dominar os modelos de prescrição do exercício para doentes cardíacos;efetuar o controlo das variáveis hemodinâmicas do doente cardíaco durante a prática de exercício físico; Efetuar o planea/de sessões de exercício físico para pessoas com doença cardiovascular inseridas em micro-ciclos de intervenção;Efetuar aconselhamento da atividade física inserida nos programas de reabilitação cardíaca; Realizar e interpretar provas de esforço convencionais e cardiorrespiratórias com autonomia.
Programa
Avaliar aptidão física e nível d e atividade física de doentes cardíacos ; Avaliar mobilidade, força, equilíbrio, flexibilidade; Avaliar composição corporal; Estratificar o risco para a prática de exercício; Avaliar perfil de fatores de risco cardiovascular; Interpretar resultados de avaliação cardiovascular e aptidão física de doentes cardíacos; Traçar o perfil de atividade física de doentes cardiovasculares; Avaliar respostas fisiológicas agudas e adaptações crónicas ao exercício; Prescrever exercício a doentes cardíacos, nomeadamente doentes coronários ou insuficientes cardíacos; Entender especificidades da prescrição do exercício físico para doentes idosos e género feminino; Conhecer protocolos de treino aeróbio, de força muscular, flexibilidade e equilíbrio; Aconselhar atividade física de acordo com o enquadramento e a fase de reabilitação; Compreender e interpretar com autonomia provas de esforço convencionais; Compreeder e interpretar provas de esforço cardiorrespiratórias.
Métodos de ensino e avaliação
A unidade curricular privilegiará o trabalho em pequenos grupos. Os conceitos serão apresentados pelos docentes mas os alunos serão imediatamente convidados a utilizá-los na prática na resolução de exercícios ou na produção de materiais de comunicação. O papel do docente será apoiar e guiar os alunos de uma forma essencialmente tutorial baseada no contacto direto entre o docente e discentes. A metodologia de “brainstorming” será utilizada tirando partido da expectável diversidade de formação de base dos alunos e procurando estimular a sua participação. Este tipo de metodologia permitirá desenvolver a capacidade de trabalho em equipa, melhorar a comunicação interpessoal e outras “softskills”. A avaliação será contínua e em et apas através de um trabalho escrito e de trabalho de grupo. O primeiro cursará sobre os temas lecionados envolvendo aspetos mais teóricos enquanto o segundo envolve a integração e utilização dos conhecimentos adquiridos.