Disciplina Curricular
Reabilitação Cardiovascular – Estrutura, Modelos e Recomendações RCEMR
Mestrado Bolonha em Reabilitação Cardiovascular - 1_Despacho n.º 8316/2018
Contextos
Grupo: 1_Despacho n.º 8316/2018 > 2º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
10.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Aprender a estrutura e a importância dos diferentes componentes do programa de RCV - Entender as fases temporais do programa de RCV, seus objectivos e limitações. - Compreender os benefícios da RCV, indicações e recomendações - Conhecer o valor da análise custo-eficácia da RCV - Tomar conhecimento de contra-indicações, limitaç ões e segurança - Conhecer a estrutura comum de um programa de RCV e critérios de qualidade - Aprender as modalidades da RCV, incluindo “home-based” com aplicação de T ele-medicina
Programa
Definição e histórico da Rea bilitação cardiovascular. - Benefícios da RCV - Estudos, revisões sistemáticas e meta-análises. - Custo-eficácia da RCV – Análise económica. - Indicações, contra-indicações e limitações d a reabilitação CV. Monitorização e segurança. - Componentes fulcrais de Reabilitação CV – Treino de exercício, controlo de factores de ris co, intervenção psicológica, educação. - Modelos de reabilitaçã o CV – “inpatient”, “outpatient”, “home-based”. - Fases de reabilitação CV – internamento (fase 1), ambulatório precoce (fase 2), manutenção (fase 3). - Programas de RCV – estrutura comum e especificidades. Critérios mínimos e de excelência. - Recomendações de RCV Europeias e Americanas.
Métodos de ensino e avaliação
A unidade curricular privilegiará o trabalho em pequenos grupos. Os conceitos serão apresentados pelos docentes mas os alunos serão imediatamente convidados a utilizá-los na prática na resolução de exercícios ou na produção de materiais de comunicação. O papel do docente será apoiar e guiar os alunos de uma forma essencialmente tutorial baseada no contacto direto entre o docente e discentes. A metodologia de “brainstorming” será utilizada tirando partido da expectável diversidade de formação de base dos alunos e procurando estimular a sua participação. Este tipo de metodologia permitirá desenvolver a capacidade de trabalho em equipa, melhorar a comunicação interpessoal e outras “softskills”. A avaliação será contínua e em et apas através de um trabalho escrito e de trabalho de grupo. O primeiro cursará sobre os temas lecionados envolvendo aspetos mais teóricos enquanto o segundo envolve a integração e utilização dos conhecimentos adquiridos.