Disciplina Curricular
Nutrição: Intervenção Específica N-IE
Mestrado Bolonha em Reabilitação Cardiovascular - 1_Despacho n.º 8316/2018
Contextos
Grupo: 1_Despacho n.º 8316/2018 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Opção I
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Conhecer e identificar padrões alimentares; Conhecer a importância da nutrição em programas de reabilita ção cardíaca; Conhecer e identificar recomendações alimentares ao longo do ciclo de vida; Conhecer e identificar a matriz alimentar: nutrientes e não nutrientes; Conhecer e identificar nutrientes funcionais no contexto cardiovascular; Calcular necessidades energéticas e nutricionais de acordo com os vários períodos do ciclo da vida, estilo de vida e condição clínica; Identificar os fatores de risco nutricionais para o desenvolvimento de doença cardiovascular; Conhecer e aplicar a terapêutica nutricional na prevenção e tratamento da obesidade, diabetes, dislipidémia, hipertensão e síndrome metabólico (Dieta mediterrânica, DASH, …); Conhecer e aplicar as estratégias de suporte nutricional ajustadas a cada patologia de forma individual ou em concomitância.
Programa
Padrão nutricional como elem ento comum nas doenças ocidentais; Alimentação e saúde: Dieta Mediterrânica; Necessidades nutricionais: Guidelines e DRIs; Cálculo nutricional; Patologia cardiovascular e nutrição; Fatores de risco cardiovascular e relação com a obesidade; Alimentos/nutrientes funcionais (ácidos gordos polinsaturados n3; fibra; vitamina E; vitamina D; esteróis,…); Terapêutica nutricional adaptada às doenças cardiovasculares: obesidade, diabetes, dislipidémia, hipertensão e síndrome metabólico; Impacto do padrão alimentar no processo inflamatório.
Métodos de ensino e avaliação
A metodologia de avaliação a aplicar pretende a valiar as competências adquiridas em todas as metodologias de ensino da UC. A unidade curricular será avaliada por um momento individual escrito (60%) e um momento de avaliação prático correspondente à terapêutica nutricional a aplicar em caso clínico (40%). O estudante poderá optar por realizar avaliação por exame, sendo este composto por um teste escrito e resolução de um caso clinico (terapêutica nutricional).