Disciplina Curricular
Investigação Cardiovascular: Desenho e Análise Estatística IC-DAE
Mestrado Bolonha em Reabilitação Cardiovascular - 1_Despacho n.º 8316/2018
Contextos
Grupo: 1_Despacho n.º 8316/2018 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Opção I
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os objectivos desta unidade curricular são ensinar as técnicas estatísticas básicas necessárias a todos os investigadores, e ao mesmo tempo semear as sementes que permitam uma exploração mais profunda da estatística por parte dos alunos interessados. O foco é em exemplos práticos para perceber a abordagem estatística, com utilização do software SPSS. No final da UC, os alunos terão maior facilidade em planear estudos inovadores, interpretar e analisar dados, ler e compreender artigos científicos, e em utilizar software de análise estatística.
Programa
Planeamento de um Estudo: P lano de estudo; Recolha de dados; Organização dos dados; Reportar os resultados; discussão da estatística em artigos de investigação médica. Visualização dos dados Análise Exploratória de Dados Conceito de Teste Estatístico Distribuições de probabilidad e: conceito e exemplos Teste de hipóteses: hipótese nula e alternativa Decisões possíveis: erro tipo I e tipo II Potência do teste: efeito e significância Testes para comparar médias: teste t pa ra uma amostra; este t para duas amostras; ANOVA; teste t para amostras emparelhadas; regressão linear Testes não-paramétricos Tópico avançado: ideia d o modelo linear geral Intervalos de confiança: conceito de intervalo de confiança para o valor médio Tabelas de contingência: testes de associação Risco relativo, odds ratio: testes para risco / od ds ratios Análise de sobrevivência: dados de sobrevivência; funçã o de sobrevivência e estimador de Kaplan Meier; teste de logrank
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas em sala de computador c om número reduzido de alunos (aproximadamente 20 alunos), onde se privilegia a interacção e se estimula os alunos a apresentarem todas a dúvidas que possam ter. Utilização do software estatístico SPSS para resolução de casos práticos discutidos em sala. Disponibilizam-se também aos alunos guias estruturados de problemas para que possam praticar no seu próprio tempo os tópicos aprendidos em sala. Exame final sobre a matéria dada com perguntas de escolha múltipla, onde das 5 alternativas apenas uma é correcta.