Disciplina Curricular
Reabilitação Cardiovascular – Organização, Implementação e Avaliação RCOIA
Mestrado Bolonha em Reabilitação Cardiovascular - 1_Despacho n.º 8316/2018
Contextos
Grupo: 1_Despacho n.º 8316/2018 > 2º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
10.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Aprender como organizar um programa de RCV do ponto de vista processual e de forma. - Conhecer a necessidade dos recursos humanos multidisciplinares, do papel específico d e cada elemento e do papel do coordenador da equipa. - Saber providenciar os rec ursos materiais necessários à realização de um programa de RCV, nomeadamente do espaço, equipamentos e monitorização - Tomar conhecimento com os program as específicos nos diversos grupos de doentes CV - Aprender o valor da RCV à distância, “home-based” e o papel da tele-medicina não só na monitorização como na prescrição - Saber os parâmetros e formas que permitem avaliar a qualidade de um centro e dos profissionais da equipa de RCV. Acreditação e Certificação - Registos de RCV. A organ ização do processo do doente e relatório do programa de RCV. Bases de dados. Ética e Sigilo. - Conh ecer a realidade da RCV Nacional e Europeia. Sub-utilização da RCV. Barreiras e Soluções. Futuro da RCV
Programa
Organizar um programa RCV – Processo e forma. - Recursos humanos da RCV. Equipa multidisciplin ar. Papel do cardiologista, enfermeiro, nutricionista, psicólogo, assistente social, outros profissionais de saúde. - Recursos materiais da RCV. O espaço, o equipa mento, a monitorização. - Reabilitação CV à distância – Telemedicina. Papel na prescrição e “hom e-based” - Qualidade de RCV. Avaliação dos resultados de RCV, dos profissionais e dos cen tros. Creditação e Certificação em RCV. - Reg istos em RCV. Organização do processo e relatório. Bases de dados. Ética e sigilo. - Realidade da reabilitação CV nacional e europeia. Subutilização da RCV – Barreiras e s oluções. Futuro da Reabilitação.
Métodos de ensino e avaliação
A unidade curricular privilegiará o trabalho em pequenos grupos. Os conceitos serão apresentados pelos docentes mas os alunos serão imediatamente convidados a utilizá-los na prática na resolução de exercícios ou na produção de materiais de comunicação. O papel do docente será apoiar e guiar os alunos de uma forma essencialmente tutorial baseada no contacto direto entre o docente e discentes. A metodologia de “brainstorming” será utilizada tirando partido da expectável diversidade de formação de base dos alunos e procurando estimular a sua participação. Este tipo de metodologia permitirá desenvolver a capacidade de trabalho em equipa, melhorar a comunicação interpessoal e outras “softskills”. A avaliação será contínua e em et apas através de um trabalho escrito e de trabalho de grupo. O primeiro cursará sobre os temas lecionados envolvendo aspetos mais teóricos enquanto o segundo envolve a integração e utilização dos conhecimentos adquiridos.